Caligrafia com Luz ◄ Voltar

"

Nos Açores, os tapetes de flores para as procissões são construídos nas ruas com a ajuda de grades de madeira, que têm formas geométricas básicas e que servem de suporte modular para a realização de um padrão.

Nesta instalação "Caligrafia", em vez de flores, é utilizado papel de cores picotado, dando-lhe um aspecto menos efémero. O facto de os módulos geométricos terem sido construídos de uma forma independente possibilita não só a sua deslocação para outro lugar, como a criação de novas composições consoante o espaço em que estiver exposta.

A peça define e constrói percursos, demarca territórios, tanto físicos como mentais.

A nostalgia de um tempo passado, em contraponto com a contemporaneidade, permite viajar e ficcionar, dando dimensão, fluidez de movimento, jogando com a efemeridade e fragilidade, características desta peça.

As três peças de parede "Fez-se Luz", emolduradas em caixas de madeira, mostram composições de grande formato, realizadas em papel recortado à mão, representando motivos festivos na linha das representações tradicionais das festas religiosas açorianas.

"


facebook instagram Drawing Room Store
FONSECA MACEDO - ARTE CONTEMPORÂNEA | 2017