Emotional rescue ◄ Voltar

Emotional Rescue é o tema de uma residência do artista Olivier Nottellet na ilha de São Miguel, Açores, durante três semanas, em Abril de 2019. 

Mesmo que tenha vivido no Arquipélago dos Açores durante a sua infância, esta exposição é a sua primeira intervenção em Portugal.

Habituado a desenvolver pinturas murais de dimensões monumentais, aqui o artista quis regressar ao seu trabalho de desenho e pintura sobre papel para oferecer um conjunto de imagens e de signos simples, com ambições poéticas, e uma grande economia de meios.

Como habitualmente, o artista inicia as histórias sem nunca verdadeiramente as cristalizar numa narrativa precisa. As coisas circulam entre si, dialogam, interrogam-se ao mesmo tempo que respondem umas às outras.

O espaço da pintura confronta-se com o do desenho e vive-versa. Os signos, as parcelas das imagens vêm aninhar-se, ou encostar-se a uma trama colorida, pintada, que parece retê-los.

Uma língua absurda emerge do conjunto, com uma aparente doçura que os acentos mais agudos, cinzelados, vêm perturbar. Imagens incompletas, suspensas dos olhares cruzados que o visitante é convidado a multiplicar sem fim.

 



facebook
FONSECA MACEDO - ARTE CONTEMPORÂNEA | 2017