O Fazer das Plantas: Objectos, Modelos, Moldes ◄ Voltar

"

No Outono junto plantas secas; ramos, folhas, sementes e casulos ressequidos. Corto vimes para fazer estacas. No meu atelier estão nozes, avelãs, rosas bravas, bolotas e galhos diversos do jardim. Quero desenhar, captar, reter tudo.

Sonho com um quarto cheio com os meus livros. Estão por toda a parte, uns sobre os outros, sobrepostos, em filas, lombada contra lombada, mas ninguém pode abri-los.

Pétalas de flores. Primavera. As primeiras flores. No meu jardim, sobretudo crocos. Centenas de galhos parecem ter rebentado durante a noite. Um tapete de flores branco e violeta. Um jovem gato ruivo corre agitado em volta dos dois lagos em frente à minha janela. Um número incontável de rãs deixa-se boiar na água com as pernas bem abertas para serem cobertas por trás. Quando o gato se aproxima demasiado, as rãs mergulham e separam-se umas das outras. O lago fervilha como uma panela de sopa. Após alguns minutos de silêncio total, aparecem novamente as cabeças negras, de olhar dirigido para a margem do lago. De forma provocatória, nadam de novo para a posição ideal, para que novos machos se ocupem delas.

Tubérculos de carne escuros saltitam pelo jardim.

A garça-real já está sentada no telhado e espreita o seu irrequieto repasto.

O gato bateu a pata contra um dorso macio.

Um melro bate de frente no vidro da janela.

Lá dentro, estou sentado e desenho pétalas de flores puras e graciosamente arqueadas.

Durante a noite ficou tudo coberto de neve. O jardim é um campo branco. As delicadas flores estão por baixo de uma grossa camada branca. As rãs permanecem sossegadas na água, debaixo do gelo, e esperam. As flores nos vasos transformam-se em rígidas esculturas brancas.

Sonho com figuras brancas, que pairam em pétalas de flores brancas, como a neve do céu.

O Sol em breve derreterá o branco frio e as sementes florirão novamente.

Josef Felix Müller, na Primavera de 2008.

Tradução: CLARO - Centro de traduções e competências interculturais

"


facebook instagram artsy Drawing Room Store
FONSECA MACEDO - ARTE CONTEMPORÂNEA | 2017