Resiliência

Urbano

12 May | 30 June, 2022

Works

Gallery views

Press release

Resiliência

As imagens de camiões do exército italiano transportando, durante a noite em Bergamo, urnas com vítimas do coronavírus, deixou o mundo em estado de choque e foi um dos sólidos “argumentos” para que os diversos confinamentos fossem pacificamente aceites.

O nosso modo de vida foi profundamente abalado assim como a confiança que tínhamos na ciência e na própria humanidade. Passamos a viver uma nova realidade, impensável até alguns meses antes. O inimaginável estava a acontecer, temíamos qualquer um que tentasse aproximar-se de nós, pois era visto como um possível transmissor desse inimigo invisível e implacável.

Exceptuando os serviços essenciais tudo, tudo, tudo fechou. As poucas saídas eram assustadoras com as ruas desertas. Parecia estarmos dentro do filme “Abre lo ojos” de Alejandro Amenábar.

Era Março e chegou a primavera com a sua imensa explosão de cores.

Foi nesse período e nessa circunstância que a ideia da criação destas obras teve génese, marcando assim um tempo que em boa verdade não podemos falar como passado, pois ainda estamos em pandemia.

Saibamos reconhecer esta experiência como aprendizagem, olhar com mais cuidado este mundo que nos acolhe e procurar compreender melhor o verdadeiro sentido da vida e das pequenas coisas.

Urbano

Works available