5 A.M.

Maria Ana Vasco Costa

15 Julho | 17 Setembro, 2022

Obras

Press release

5 .A.M.

Maria Ana Vasco Costa acorda normalmente de madrugada.

Este momento limiar, entre a noite e o dia, revela-se suspenso entre o transe e a inquietude de começar. É aqui que as coisas surgem, onde as visões se transformam em ideias, quando se iniciam processos e se dá espaço à tentativa. Esta suspensão e dilatação do tempo permite entrar num lugar jogo, que a artista encara como essencial…

O trabalho que Maria Ana tem vindo a desenvolver procura encontrar e estabelecer ligações entre o fragmento e o material cerâmico como imagem resultante de uma coleção de memórias da sua percepção pessoal da natureza. Em esculturas executadas em cerâmica vidrada que lembram formações geológicas, fragmentos rochosos ou pedaços de gelo, a artista trabalha aspetos ligados à cor, profundidade, temperatura, variação e som.

Estes elementos naturais que tem como base encontram-se em constante mutação, mas nas obras da artista, encontram-se como que em suspenso também. Esta noção é proposta pelo uso do vidrado, seja em superfície cerâmica, seja em rocha. Se a ideia do congelamento da imagem é associada ao formato bidimensional, – através da fotografia ou da pintura – ao encontrar lugar na escultura, enquanto corpo que habita o espaço e convida a uma interação, convida o espectador a integrar este momento de suspensão.

5.A.M é um lugar de jogo entre a forma, o corpo e a natureza. É uma peça escultória com vários elementos que tanto nos remete para um tabuleiro de jogo de escala humana, como para uma paisagem fixada no tempo, uma “still life” (natureza morta), onde vários elementos e posições estabelecem relações de equilibrio ou tensão, de movimento ou estagnação, de negociação ou complementaridade.