Press release

OGM Omen Geralmente Melhorado

SOFIA CAETANO

em colaboração com Entidades Videntes de Outra Dimensão

 

Os organismos que habitam a terra sofrem, voluntaria ou involuntariamente, mutações com o passar dos séculos. Decorrentes de erros genéticos, experiências científicas ou apelos esotéricos, estas mutações assumem as mais diversas formas e fisionomias. A natureza genética deixou de ser um conjunto de características e predisposições inevitáveis e pode ser alterada, apesar dos limites éticos que balizam os processos de transformação induzidos pelo ser humano.  Em Omen Geralmente Melhorado, Sofia Caetano apresenta uma investigação sobre o universo transmutante  em que a visualidade acumula informação e uma experiência sensorial imersiva.

Num primeiro momento, revela-se uma história de curiosidades da transformação genética em animais; não é uma história contínua ou exaustiva, mas uma cronologia  entrecortada que é casuística mais do que suficiente das possibilidades da mutação genética e, por isso, também, dos seus perigos. Recorde-se que o trabalho de Sofia Caetano opera num campo de pesquisa que cruza a urgência ecológica com os avanços da tecnologia, recorrendo a um registo tragicómico que nunca retira ao tema a seriedade que exige. Desta forma, os desenhos sobre tela e os objetos que compõem esta cronologia assemelham-se à (apesar de não serem) ilustração científica.

Não existe, na obra de Caetano, uma preocupação purista com o médium em si. O seu trabalho assume sempre um carácter instalatório pós-media que não se centra na discussão hierárquica entre suportes plásticos e visuais. Por isso, num segundo momento, em que se possibilita a mudança espiritual humana, surge uma instalação multimédia e retratos pintados. Há vários meses que a artista trabalha em estreita colaboração com Entidades Videntes de Outra Dimensão para poder apresentar aqui os resultados de uma pesquisa que permite a derradeira mutação humana: a melhoria espiritual de acordo com os desejos subjetivos. Para participar e obter o seu retrato, poderá entrar em contacto com as Entidades via email (entidadesvidentesoutradimesao@gmail.com) e elas farão o seu trabalho. Foram realizados testes, com um grupo de voluntários, reunindo todas as  condições de segurança e controlo, cujos resultados são também apresentados em forma de retrato-amuleto para aqueles que querem ser transformados.

Todas estas alterações estão ancoradas em estruturas de crenças não obrigatoriamente teológicas. Mesmo a lógica científica estabelece-se em convicções que são apenas comprovadas a posteriori. O conceito de omen que inicia a formulação titular inclui precisamente o significado de presságio, algo em que se acredita para o futuro. Nesta exposição, convida-se a viajar na e pela mudança e a olhar para outra dimensão sem receio de não voltar a ser o mesmo. A genealogia mutante de Sofia Caetano, em colaboração com Entidades Videntes de Outra Dimensão, relembra que a vontade de mudar é uma constante do ser(-se) humano.

 

Ana Cristina Cachola

Outubro de 2023

 

Obras disponíveis